sexta-feira, 25 de maio de 2007

Ciência

Estudo mostra que peixes primitivos possuíam aparato genético responsável por desenvolver os membros nos vertebrados terrestres.

Das barbatanas às mãos...




O Peixe-espátula, espécie do Mississippi considerada um fóssil vivo, já tinha os genes que controlam formação dos membros nos vertebrados terrestres.
Os membros dos vertebrados terrestres podem não ser uma novidade evolutiva como se costuma pensar. Pesquisadores da Universidade de Chicago (EUA) descobriram que o aparato genético responsável pelo desenvolvimento das barbatanas numa espécie primitiva de peixe, o Polyodon spathula, típica do rio Mississipi, é praticamente o mesmo que controla a formação, por exemplo, das mãos e dos pés do homem. Os biólogos Marcus Davis, Randall Dahn e Neil Shubin chegaram a essa conclusão depois de terem estudado a expressão dos chamados genes Hox, responsáveis pela organização e pela “arquitetura” do corpo e dos membros dos animais, no peixe-espátula, como é popularmente conhecida a espécie encontrada no rio dos Estados Unidos. De acordo com o artigo, a impressão predominante de que os membros dos vertebrados terrestres são únicos pode ter sido causada pela tendência de comparar esses animais com peixes mais modernos, como o paulistinha (Danio rerio), muito usado como modelo em estudos embriológicos. Por ter uma origem mais recente, a linhagem do paulistinha provavelmente perdeu o “kit genético” que controla as formação dos membros. Considerado um fóssil vivo, o Polyodon spathula é um dos poucos remanescentes de um grupo de peixes que habitavam os oceanos há mais de 250 milhões de anos.



© Revista Pesquisa Fapesp On line
© Publicação - Revista Nature de 24/05/2007 (Vol. 447, N°. 7143)

0 comentários: