domingo, 12 de agosto de 2007

Projeto Peixe Boi

História e Lenda

É provável que o peixe-boi tenha tido sua origem há mais ou menos 45 milhões de anos. Desde os primeiros contatos com o homem, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito interesse. O tamanho impressionava e levava os pescadores a temerem o animal. Para os antigos navegadores, a anatomia do peixe-boi, com sua cauda, lembrava a figura mitológica das sereias. Daí, a ordem a que ele pertence ser chamada sirênia e os peixes-bois também serem denominados sirênios.

Peixe-Boi Marinho - Trichechus manatus

O fato de ser dócil e precisar vir à tona para respirar contribuiu para que os peixes-bois fossem caçados durante séculos. Quando os portugueses chegaram ao Brasil logo ficaram interessados na carne, na gordura e no couro desses animais. A captura indiscriminada levou o peixe-boi ao risco de extinção.
A história está cheia de episódios que relatam as aventuras do homem e seu convívio nada amistoso com o mais dócil e indefeso dos animais.

Peixe-Boi Amazônico - Trichechus inunguis

Na literatura clássica da Grécia, a obra Odisséia, de Homero, narra as tentações sofridas pelo navegador que lutou bravamente contra a sedução do canto e beleza das sereias. É deste relato que vem a associação à figura do peixe-boi. Sua semelhança com as formas humanas, seu canto e docilidade fizeram-no ser comparado às sereias.
Se na Odisséia as vítimas eram os navegadores, na vida real eles foram vilões. As embarcações, além de poluir o meio ambiente, provocam estrago entre as populações de peixes-bois, que são facilmente atingidos pelas hélices.


O Projeto Peixe-boi
O projeto peixe-boi foi criado em 1980, para avaliar a situação em que se encontrava o peixe-boi marinho no litoral brasileiro.



Peixe-Boi Marinho -Trichechus manatus


Chegou-se à conclusão de que a espécie encontra-se em extinção pela caça de natureza predatória realizada pelos pescadores. A pesca era realizada por arpões principalmente, mas também havia outros métodos, como colocar tampões de madeira nas narinas do animal quando este subia à superfície para respirar. Dessa forma pretendia-se não prejudicar nem sua pele nem sua carne.
Tudo no peixe-boi era aproveitado: os ossos como material artesanal, a pele para confeccionar carteiras, cintos, sapatos e cordas, enquanto a carne servia para degustação.

Para reverter o processo de extinção do peixe-boi marinho, o Projeto Peixe-Boi, com a unidade móvel "Iguarakue" fez um extenso levantamento na costa brasileira, através de entrevistas direcionadas às populações ribeirinhas, definindo as principais áreas de ocorrência desse mamífero aquático, recomendando a criação de Áreas de Proteção Ambiental e a implementação de Bases Executoras Regionais.


Peixe-Boi Amazônico - Trichechus inunguis
Para cumprir sua função, o Projeto Peixe-Boi resgata, reabilita e reintroduz peixes-bois no seu habitat natural. A reprodução e o nascimento de filhotes em cativeiro também são elementos importantes desta estratégia. Existem exemplos vitoriosos de animais que passaram por este processo, foram reintroduzidos e hoje são monitorados diariamente pela equipe técnica do Projeto através da rádio-telemetria



O projeto atualmente é dividido em duas frentes:



Projeto Peixe-Boi Marinho e Projeto Peixe-Boi da Amazônia




Conheça mais do projeto em :

www.projetopeixe-boi.com.br


www.ibama.gov.br/cma



0 comentários: