Umas das ordens mais vastas e diversificadas de peixes de água doce existentes, sendo a maioria encontradas na América do Sul, Central e África. São divididos em 16 famílias (Géry, 1977 e Greenwood et al.,1966), sendo quatro de origem africana (cerca de 200 espécies) e o restante nas Américas ( mais de 1200 espécies). São peixes de hábitos predominantemente diurnos, que exploram a superfície ou o meio da coluna da água em busca de alimentos, e possuem um órgão auditivo chamado de Aparelho de Weber, o qual transmite ondas sonoras recebidas pela bexiga natatória ao ouvido interno, onde as mesmas são transformadas em impulsos elétricos que são enviados ao cérebro. A ampla especialização ecológica encontrada nos Characiformes é considerável, apresentando amplo leque em seus hábitos alimentares; podendo ser detritívoros, herbívoros, carnívoros, onívoros, iliófagas (comedores de escamas) e filtradores. Adaptações fisiológicas e morfológicas especiais, permitem a sobrevivência de alguns grupos em condições extremas de concentração de oxigênio, por exemplo as Traíras ( Hoplias malabaricus) possuem adaptação para respirar na superfície e cuidado parental com sua prole.
Os peixes da ordem Characiformes são caracterizados por possuirem escamas ctenóides cobrindo todo o corpo, com exceção da cabeça; presença de uma nadadeira adiposa; 5 a 12 raios moles nas nadadeiras; pré-maxilar fixo ao crânio e portanto não protrátil como nos peixes da família Cichlidae. A origem dos Characiformes data de mais de 100 milhões de anos atrás, quando África e Ámérica do Sul formavam uma única massa continental chamada Gondwana (Lundberg 1993; Ortí e Meyer 1997). Com a divisão dos continentes africano e americano, a espécie ancestral dos characiformes se dividiram nas diversas famílias existentes nos dias de hoje em ambos continentes, cada uma adaptado ao seu ambiente. A ordem Characiforme se divide nas seguintes famílias (Segue algumas espécies pertencentes as famílias da ordem Characiformes) :
Prochilodontidae
Curimatidae
Chilodontidae
Anostomidae
Ctenoluciidae
Hepsetidae
Erythrinidae
Lebiasinidae
Hemiodontidae
Parodontidae
Gasteropelecidae
Crenuchidae
Characidae
Distichodontidae
Cynodontidae
Alestidae
Referência Bibliográficas:
MENEZES, N. A.; WEITZMAN, S. H.; OYAKAWA O. T.; LIMA, F. C. T.; CASTRO, R. M.; WEITZMAN, M. J. Peixes de água doce da mata atlântica. – Sâo Paulo: Museu de Zoologia - USP, 2007 408 p.
OYAKAWA, O.; AKAMA, A.; MAUTARI, K.C. Peixes de Riachos da Mata Atlântica – São Paulo Editora Neotópica, 2006 201 p.
http://www-museum.unl.edu/research/systematics/Orti/ - acessado em 26 de dezembro de 2007Fotos
Practicalfishkeeping
Atlas Dr Pez
The Tropica Tank
L. Sazima
Johnny Jensen
Oscar David
Saunders
Zero
Valnei
Vii_genau
Nature Planet
Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke
© Copyright 2007 ©