domingo, 2 de março de 2008

Nova Espécie de Ciclídeo Africano

Nova espécie de Ciclídeo descoberta no lago Tanganyica


Benthochromis horii

Una nova espécie do gênero Benthochromis foi descoberta no lago Tanganyika e descrita por Tetsumi Takahashi da universidade de Kyoto. A espécie nova, nomeada Benthochromis horii em honra a primeira pessoa que o reconheceu como uma espécie distinta (Michio Hori). Benthochromis horii é distinto de outras espécies do gênero (Benthochromis melanoides e Benthochromis tricoti ) por possuir um olho menor, uma boca mais larga e um numero diferente de raios na nadadeira dorsal (geralmente 30 a 31 contra 28 a 29).

Lago Tanganyca visto do espaço

O número dos dentes externos nos pré-maxilares tende a ser menor na nova espécie do que nos seus congêneres, embora as escalas sobreponham pela maior parte entre a espécie (46·6±4·9 no B. horii contra. 54·9±7·4 do B. tricoti e 53·1±8·8 do B. melanoides). Os machos grandes da nova espécie, também são distinguidos dos seus congêneres devido sua nadadeira pélvica ser mais longa (30 % maior que as outras espécies desse gênero), a presença de três linhas longitudinais verde pérola pelo corpo e a nadadeira peitoral e caudal terminam em fitas compridas.

Lago Tanganyica

Benthochromis horii foi encontrado nas águas profundas da região sul do lago Tanganyika, fora de Mtondwe no Zâmbia.

Para mais informação: Takahashi, 2008 - Descrição de uma nova espécie Ciclídeo do genero Benthochromis (Perciformes: Cichlidae) do lago Tanganyika. Jornal da biologia 72 dos peixes, pp. 603-613.

Fonte: practicalfishkeeping

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke
©
Copyright 2008 ©

2 comentários:

• √iktoЯ disse...

legal cara, aposto que ainda temos muito mais coisas a descobrir, concerteza!
belo blog, com temas importantes, gostei, da uma força no meu:

http://nocots.blogspot.com/

Johnny M. disse...

Adoro essas curiosidades cientificas. Existem coisas absurdas demais. E as espécies que vivem nas profundezas do oceano?