sexta-feira, 30 de maio de 2008

Ciência

A mais velha mãe de que se tem notícia foi descoberta por um grupo de cientistas, em feito já considerado um dos mais importantes na história da paleontologia. O estudo, descreve um único embrião conectado à mãe pelo cordão umbilical.


Trata-se da mais antiga evidência de procriação de um vertebrado. O fóssil, com idade estimada de 380 milhões de anos, pertence a uma espécie até então desconhecida, de uma extinta classe de peixes com armadura que viveu no período Devoniano.



Placoderme

Mãe e filho eram placodermos, ou seja, pertenceram a um grande e diverso grupo de peixes que os cientistas estimam ter sido o mais primitivo entre os vertebrados com mandíbulas. Os placodermos, conhecidos como dinossauros dos mares, dominaram lagos e oceanos por cerca de 70 milhões de anos.
O fóssil foi encontrado na formação Gogo, no oeste da Austrália, em local que integrou um antigo recife de barreira entre 408 milhões e 355 milhões de anos atrás. A mãe tinha 25 centímetros de comprimento. O fóssil está em exibição no Museu Melbourne.
Os pesquisadores responsáveis pela descoberta deram à espécie o nome de Materpiscis attenboroughi, em homenagem ao renomado naturalista e documentarista inglês David Attenborough. Foi Attenborough quem, em 1979, primeiro chamou a atenção à formação Gogo.
No artigo, os cientistas destacam que a espécie apresentava “biologia reprodutiva notadamente avançada, comparável à dos modernos tubarões e raias”.



Grupo australiano descobre fóssil de vertebrado e filhote ligados por cordão umbilical, no mais antigo registro do tipo


Fósseis de vertebrados com o momento de procriar preservado são extremamente raros. O novo achado amplia o registro de tais casos em 200 milhões de anos. “É um dos fósseis mais extraordinários já descobertos. Trata-se não apenas da primeira vez que um embrião fossilizado é encontrado com uma corda umbilical, mas também do mais antigo exemplo conhecido de uma criatura dando à luz a outra”, disse John Long, do Museu Vitória, coordenador do estudo.
“A evidência de um espécime com cordão umbilical e embrião fornece à ciência o primeiro exemplo de fertilização interna, ou seja, de sexo. O que confirma que alguns placodermos apresentavam biologia reprodutiva avançada. Essa descoberta muda nossa compreensão sobre a evolução de vertebrados”, destacou.





O fóssil foi encontrado na região noroeste da Austrália

“Dizer que estou emocionado com a notícia é pouco. Estou extremamente lisonjeado que meu nome tenha sido dado a uma criatura tão surpreendente”, escreveu Attenborough em carta a Long.


Fonte: Agência FAPESP

3 comentários:

Osc@r Luiz disse...

Placodermes pra mim sempre foram um mistério...
Meu amigo veja se isso pode interessar:
http://entretantasbesteiras.blogspot.com/2008/06/descoberto-o-menor-peixe-do-mundo.html
Tem coisas como essa que eu gostaria de avisar por email, porque pode não interessar, mas não tenho o seu. Se quiser me mandar um, o meu é corolla.oscar@gmail.com

Grande abraço!

☆ Renata Emy ☆ disse...

Uia!

Interessante isso!!!

Amigo, vim te avisar q hj eh dia mundial do meio ambiente! [mas é obvio q vc já sabe né?]

Beijão

Daniel disse...

Já tinha visto esta reportagem...estes seres primitivos ainda nos faz imaginar muitas coisas...ah se fosse autorizado a clonar alguns deles...para estudo..

Muito bacana estar aqui...seu espaço eh muito legal...e gosto ainda mais pois tem muitas materias..sobre uma de minhas paixoes... "peixes"

abraços