terça-feira, 13 de julho de 2010

Duas novas espécies de Moenkhausia

Duas novas espécies do gênero Moenkhausia, uma da bacia do rio Tapajós e outra da bacia do rio Xingu, são descritas como aparentemente endêmicas da Serra do Cachimbo. Ambas foram descritas pelos ictiólogos Leandro Sousa, André Netto-Ferreira e José Birindelli; como Moenkhauisa Chlrophthalma e Moenkhausia plumbea.
Ambas espécies, juntamente com Moenkhausia petymbuaba, compartilham um padrão de colorido exclusivo de grandes manchas escuras conspícuas na base das escamas do corpo. 

 Moenkhausia chlorophthalma

Moenkhausia chlorophthalma, do rio Treze de Maio, um afluente do rio Curuá (bacia do rio Xingu), é facilmente reconhecida pela presença de uma área preta bem delimitada na região anterior da nadadeira adiposa, possuir olhos verdes em vida. Difere dos seus congêneres pelas seguintes características: grandes manchas escuras na região anterior até a região central do corpo, que dão a forma de sete séries logitudinais, 25-28 escamas na linha lateral, quatro escamas entre a linha lateral e a origem da nadadeira dorsal, sete raios ramificados na nadadeira pélvica e 7-12 escamas cobrindo a base da nadadeira anal.

Etimologia: Do grego Chloros = verde e Ophthalmos = olho

Moenkhausia plumbea

Moenkhausia plumbea ocorre nas cabeceiras dos afluentes do rio Braço Norte, bacia do rio Tapajós, e pode ser diagnosticada pela presença de uma faixa longitudinal escura no olho e seis raios ramificados na nadadeira pélvica (vs. sete em Moenkhausia chlorophthalma). Difere dos seus congêneres pelas seguintes características: listra longitudinal escura ao longo do olho, 33-36 escamas na linha lateral, cinco escamas entre a linha lateral e a nadadeira dorsal, seis raios ramificados na nadadeira pélvica, e 4-9 escamas a cobrindo a base da nadadeira anal.

Etimologia: Do latim plumbum, em referência a linha lateral de coloração chumbo



Maiores informações:
Sousa, LM, AL Netto-Ferreira and JLO Birindelli (2010) Two new species of Moenkhausia Eigenmann (Characiformes: Characidae) from Serra do Cachimbo, Pará, Northern Brazil. Neotropical Ichthyology 8, pp. 255–264.

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke © Copyright 2010 ©

0 comentários: