sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Aniversário 4 anos + Uma nova espécie fóssil de Gymnogeophagus

Mais uma ano se passou, e o NATURE PLANET completa 4 anos no ar.
Seguindo seu propósito, vem conquistando cada vez mais leitores, contando com um público de mais de 74.000 leitores, envolvendo até o momento 134 países.
 

Deixo aqui o meu muito obrigado a todos leitores e amigos, por fazerem parte disso tudo, pois hoje o NATURE PLANET é o que é graças a todos vocês!!!


 Para festejar esse quarto ano, apresentamos a descrição de uma nova espécie fóssil de Gymnogeophagus:


Ciclídeos são peixes teleósteos encontrados principalmente em águas doces. Eles são uma das grandes famílias de vertebrados com mais de 1500 espécies (Eschmeyer e Fong, 2008), sendo um das mais especiosas famílias de peixes em Percoidea (peixes com espinhos nas nadadeiras da ordem Perciformes). Devido a esta especiosidade, além os recursos ecológicos e evolutivos, os ciclídeos são os mais amplamente  peixes estudados. Contrastando com sua grande variedade de formas, seu registro fóssil é bem escasso, quando comparados a essa diversidade de formas atuais. Ciclídeos fósseis são conhecidos da África, Europa Central, América do Sul e do Oriente Médio. Na América do Sul, ciclídeos são registradas para Oligoceno-Mioceno do Brasil e do Mioceno e Eoceno da Argentina . Os primeiros registros de ciclídeos nos sedimentos argentino, †Aequidens saltensis e †Acaronia longirostrum, foram encontrados  em 1961 a partir das exposições na Província de Salta, Noroeste da Argentina.
 †Gymnogeophagus eocenicus n. sp.

Restos fósseis de outros peixes também foram relatados para a Formação Lumbrera, noroeste da Argentina, foram destacados placas dentárias atribuídas a Lepidosiren paradoxa, até a descrição do peixe ciclídeo, †Proterocara argentina. Atualmente, o gênero Gymnogeophagus Miranda Ribeiro, 1918, inclui 10 espécies que ocorrem no sul das drenagens Sulamericanas. Gymnogeophagus é um gênero da subfamília Geophaginae, com ampla distribuição nas drenagens subtropicais da América do Sul, ocorrendo nas bacias do Rio Paraná, Paraguai , Uruguai e ao longo de pequenas bacias costeiras do sul do Brasil.

 A, Localização e mapa geológico; B, vista dos afloramento de depósitos lacustres de Faja Verde

Essa nova espécie de Gymnogeophagus, da Formação Lumbrera é descrita como †Gymnogeophagus eocenicus pelos ictio-paleontólogos Maria Malabarba, Luiz Malabarba e Cecília DelPapa.
Os sedimentos desta formação foram depositados em um lago durante a primeira metade do Eoceno. Juntamente com †Proteoacara argentina, o novo fóssil constitui um dos registros mais antigos de ciclídeos da América do Sul.

Ilustração do paleoambiente interpretado pelo lago Eoceno de Verde Faja


Aspectos geológicos
O registro Paleógeno na Argentina noroeste é composta de depósitos continentais, principalmente de origem lacustre. A característica destes lagos varia em sua extensão geográfica e estilo de solução salina, a água doce, e o clima é o fator principal no controle delas.
A Formação Lumbrera continental constituía um complexo Eoceno unidade litoestratigráfica dividido por uma superfície de discordância em dois membros informais: Lumbrera inferior e Lumbrera superior. O espécime
aqui descrito vem da Lumbrera superior, local conhecido como "Faja Verde" por sua origem lacustre.
A idade desta unidade é baseada em estudos magnetoestratigráfica e vertebrados do registro paleontológico.

Hipótese de relações filogenéticas de †Gymnogeophagus eocenicus, n. sp., com outros Geophaginae

Considerações biogeográficas
Os novos estudos sistemáticos, baseado principalmente em dados moleculares, produzido filogenias alternativas que desencadeou uma discussão sobre a biogeografia de ciclídeos. Eventos de dispersão e vicariância têm sido utilizados para apoiar as hipóteses biogeográficas propostas para explicar o padrão de distribuição de ciclídeos em Gondwana. Nos últimos anos, ciclídeos fósseis de espécies foram registradas
para sedimentos de água doce do Eoceno na Argentina e África. †Gymnogeophagus eocenicus e †Proterocara argentina, vieram de sedimentos lacustres de água doce ( Formação Lumbrera), que foram datados no Eoceno médio inferior.
Gymnogeophagus gymnogenys

Embora estas espécies não têm idade suficiente para confirmar definitivamente a teoria da Deriva Continental (como seria um ciclídeo no Cretáceo), eles fornecem algumas evidências que podem contribuir para essa discussão. Todas essas espécies fósseis têm um aspecto moderno e são filogeneticamente próxima dos clado Sulamericanos ou Africanos. Mesmo conhecendo-se a rápida diversificação do ciclídeos, esses registros representam exemplos de formas morfologicamente conservadas, persistindo desde o Eoceno (~ 50 Ma) até os dias de hoje. Um outro exemplo é dado pelo bagre †Corydoras revelatus Cockerell, 1925, registado para o Paleoceno superior (~ 57 Ma), Formação Maíz Gordo (subjacente a Formação Lumbrera) do norte da Argentina. Baseado sobre a presença de caracteres derivados, Reis (1998) confirmou a atribuição do fóssil ao gênero moderno Corydoras, que está em uma posição derivada na filogenia de Callichthyidae. Fósseis do Callichthyidae são escassos e † C. revelatus é o registro mais antigo da família.

Gymnogeophagus labiatus

Todas as espécies atualmente atribuídos ao gênero Gymnogeophagus tem sua distribuição restrita à parte sul da América do Sul, incluindo a bacia do Prata (Paraná, Paraguai e Uruguai) e alguns sistemas de rios costeiros do sul do Brasil e Uruguai. A única exceção é G. balzanii, também encontrado no Rio Guaporé (Bacia Amazônica), que possui uma conexão natural com a cabeceira do rio Jauru, afluente do Rio Paraguai . De acordo com dados geológicos, eventos relacionados com a elevação dos Andes centrais, que ocorrem durante o Eoceno Médio precoce Oligoceno, movendo a fronteira entre o Amazonas e norte do Paraná, com a captura das cabeceiras do sistema paleo-Amazonas-Orinoco.

Gymnogeophagus balzanii

O endemismo das espécies viventes de Gymnogeophagus na porção sul do continente Sulamericano e a ocorrência de †Gymnogeophaguses eocenicus nos sedimentos fósseis de um lago formado durante o início do Eoceno médio no noroeste da Argentina, constituindo, juntamente com †P. argentina os registros mais antigos de ciclídeos da América do Sul, suportando a hipótese de que os atuais padrões de distribuição de
linhagens de peixes neotropicais de água doce têm uma história muito mais antiga no continente.

Gymnogeophagus australis

Para saber mais:
Malabarba, M. C., L. R. Malabarba & C. del Papa. 2010. Gymnogeophagus eocenicus (Perciformes: Cichlidae), an Eocene cichlid from the Lumbrera Formation in Argentina. Journal of Vertebrate Paleontology, 30(2): 341-350.

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke © Copyright 2010 ©

3 comentários:

Chantal disse...

Parabéns pelos 4 anos anos de blog Britzke!!
Continue com o melhor blog científico de aquarismo. :D

Xylema disse...

Britzke, faço das palavras da Xan as minhas. Seu blog não precedentes.

Aqualinea Aquarismo disse...

Prezado Britzke fantástico heim!
4 anos! Show de bola!
Desejo muita paz e sucesso sempre!
Gostaria de conversar com você sobre um projeto que estamos querendo colocar na rua agora em Dezembro de 2010.
Você teria como mandar um email para aqualinea@aqualinea.com.br

[]s

Aelxandre Augusto.