domingo, 5 de junho de 2011

Livro Historical Biogeography of Neotropical Freshwater Fishes

Lançado recentemente e editado pelos ictiólogos James Albert e Roberto Reis, o livro Historical Biogeography of Neotropical Freshwater Fishes (Biogeografia Histórica dos Peixes Neotropicais de Água Doce) trata sobre a fauna de peixes da América do Sul e América Central que constitue uma das maiores concentrações de diversidade aquática sobre a Terra, composta por cerca de 10 por cento de todas as espécies de vertebrados. 

 Capa do livro - Cachoeiras do Rio Iguaçu

O livro explora as origens evolutivas deste ecossistema único. Os capítulos abordam temas centrais no estudo da biodiversidade tropical: por que a bacia Amazônica  é a casa para tantas linhagens evolutivas distintas? Qual o papel da especialização ecológica, especiação, extinção e a formação de assembléias regionais? Como as barreiras de dispersão contribuem para o isolamento e a diversificação? 

 Peckoltia oligospila - juvenil

Focalizando a fauna ictiológica com um todo e não apenas um grupos taxonômico individual, este volume mostra que a alta diversidade da área regional não é o resultado da tendência recente em várzea de florestas tropicais. Pelo contrário, é o produto de acumulação de espécies ao longo de dezenas de milhões de anos e em uma arena continental.

 Índice dos Capítulos

Para obter o livro, acesse o site da Universidade da Califórnia: University of Califórnia Press

ou a Livraria Special Books Services: SBS Livraria Internacional

Idioma: Inglês americano

Vale a pena ler este livro!!!

 © Copyright 2011 ©

1 comentários:

igorsher disse...

thanks for your post! It seems to me this book should be bought and read immediately.