quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Aniversário de 8 anos + Uma nova espécie de Apistogramma

Mais uma ano se passou, e o NATURE PLANET completa 8 anos no ar.
Mesmo offline por algum tempo, o blog retorna novamente para seguir seu propósito.

Pra você que pensou que não haveria comemoração de aniversário mais uma vez, aqui apresentamos mais uma matéria. E aguardem novidades em breve.


Uma nova espécie de Apistogramma é descrita pelos ictiólogos Ricardo Britzke, Claudio Oliveira e Sven Kullander na bacia do Rio Ampiyacu no Peru. Apistogramma ortegai se distingue de outras espécies do gênero pelas combinações: barra 7 conectada com a mácula na nadadeira caudal, presença de listras abdominais, membranas curtas na nadadeira dorsal  em ambos sexos, ausência de linhas verticais na nadadeira caudal e reduzido número de escamas pré-dorsal e pré-pélvica.  

Coloração em vida de Apistogramma ortegai

Apistogramma ortegai pertence ao grupo de espécies Apistogramma regani, diagnosticada pela presença de barras verticais, faixa lateral, listras na cabeça iniciando-se a partir da órbita (suborbital, preorbital, pós-orbital, supraorbital), mancha escura na nadadeira dorsal anterior, 3-4 fileiras de dentes na mandíbula, escamas com túbulos na linha lateral inferior, corpo relativamente alto, 1-4 rastros ceratobranquiais e ausência de mancha lateral. Todas as espécies do grupo Apistogramma regani possuem 4 poros infraorbitais e 5 poros dentais.

Etimologia. O nome é uma homenagem ao Professor Hernán Ortega Torres, ictiólogo do Museo de Historia Natural, Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, Peru, em reconhecimento da sua grande dedicação e contribuição ao estudo dos peixes do Peru.
 
Distribuição e habitat. Apistogramma ortegai é conhecida de um pequeno córrego afluente (quebrada) do Rio Ampyiacu no município de Pebas. Todas as amostras foram coletadas ao longo da margem, com a maioria de sua área dentro de uma densa floresta de difícil acesso. O córrego tinha água limpa e ácida, pH 6.0, temperatura 26°C, e uma profundidade de 50 cm. O substrato era composto principalmente por areia e folhas, com um pouco de argila. Vegetação aquática não estava presente. Espécies coletadas juntamente com A. ortegai foram A. bitaeniata, Bujurquina peregrinabunda, Crenicichla sp., Cichlasoma amazonarum, Acestrocephalus sp., Astyanax bimaculatus, Characidium sp., Knodus sp., Leporinus sp. aff. friderici, Moenkhausia margitae, Moenkhausia oligolepsis, Pyrrhulina semifasciata, Ituglanis sp., Rhamdia sp., Gymnotus sp. Sternopygus macrurus
.

  Localidade tipo de Apistogramma ortegai

Para saber mais:
Britzke, R., C. Oliveira & S. O. Kullander. 2014. Apistogramma ortegai (Teleostei: Cichlidae), a new species of cichlid fish from the Ampyiacu River in the Peruvian Amazon basin. Zootaxa, 3869: 409-419

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke © Copyright 2014 ©

0 comentários: