quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Projeto Baleia Jubarte


Na região do Arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia, entre os meses de julho a novembro, as baleias jubarte chegam e se concentram com o propósito de reprodução e cria. São observadas normalmente em pares de fêmeas com filhotes acompanhadas de machos adultos. Estes competem pelo acesso às fêmeas em idade de reprodução. Para estudar e proteger estas baleias em sua época de cria e reprodução, nascia em 1988 o Projeto Baleia Jubarte.
Em Abril de 1996 foi criado o Instituto Baleia Jubarte - Organização Não Governamental sem fins lucrativos - que tem por objetivo alavancar o desenvolvimento das atividades de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte e de outros projetos que visem a melhoria da qualidade de vida das comunidades litorâneas desta região, como, por exemplo, o Programa de Educação e Informação Ambiental e o Projeto de Gerenciamento Costeiro Integrado.




A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae), também chamada baleia corcunda ou preta, pertence a família Balaenopteridae e é conhecida por seu temperamento dócil, pelas acrobacias que realiza (saltos, exposição de cabeça e nadadeiras, etc.) e por um desenvolvido sistema de vocalização. Uma característica marcante da espécie são as nadadeiras peitorais extremamente longas, que atingem quase 1/3 do comprimento total do corpo. As fêmeas, um pouco maiores que os machos, podem alcançar 16 m de comprimento e pesar 40 toneladas. Quando em fuga deslocam-se a velocidades de até 27 km/h.



As jubartes realizam migrações sazonais entre áreas de alimentação em altas latitudes, e área de reprodução e cria em regiões tropicais. No Atlântico Sul Ocidental, a principal área de reprodução desta espécie é o Banco dos Abrolhos, no litoral sul da Bahia. Nos meses de julho a novembro, estas baleias procuram as águas quentes, tranquilas e pouco profundas de Abrolhos para acasalar e dar à luz a um único filhote, que nasce após uma gestação de aproximadamente 11 meses. A caça indiscriminada reduziu drasticamente quase todas as populações de baleias do planeta. As baleias jubarte, cuja população mundial antes da caça era cerca de 150.000 indivíduos, hoje está estimada em quase 25.000 baleias distribuídas em todos os oceanos. Elas se encontram na Lista Ofícial de Espécies Ameaçadas de Extinção do IBAMA.




Para conhecer mais do projeto acesse: www.baleiajubarte.com.br

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bonito seu blog! Espetacular para quem gosta de ciência e natureza, meus parabéns!

Bernardo Lima disse...

manerissimo teu blog, cara...
continue a disseminar a politica de preservação, afinal tem gente q parece não ver o que está acontecendo com o mundo...
bush q o diga, né?
enfim, gostei muito mesmo, não são meros elogios de internet que em sua maioria são para agradar...!
rsrs
um grande abraço.

Anônimo disse...

Olá! tudo bem?
valeu pela visita ao meu blog.
tá muito show o seu blog hein... continue assim!
belas imagens da nossa linda natureza mas infelizmente sendo destruída por nós mesmo... tá na hora de a gente melhorar o nosso planeta!
Tenha um ótimo fim de semana,
Abraço

http://www.autoswallpaper.blogspot.com

César Schuler disse...

uaaal, show teu blog cara!