quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Apistogramma Cacatuoides

Em comemoração ao aniversário de 1 ano de existência do Nature Planet, reservamos a todos os leitores, a semana Apistogramma.

Apistogramma Cacatuoides macho


Nome popular: Cacatuoides


Nome científico: Apistogramma cacatuoides

Aquário mínimo: 50 l

Habitat original: América do Sul Região : Bacia amazônica

Família: Ciclídeos

pH: min: 5,5 max :7,2

Temperatura: min: 24ºC max: 28ºC

GH: min: 10 max: 20

Tamanho máximo: 7 cm machos e 5 cm fêmeas

Manutenção: Fácil

Agressividade: Mínima

Alimentação: Flocos, bits, alimentos vivos em geral.

Apistogramma Cacatuoides macho

Características: No seu habitat natural vive em lagos e em remansos de rios, os quais apresentam água com coloração chá, devido ao material orgânico em decomposição. Os mesmos apresentam grandes quantidades de vegetação subaquática e abundantes rochas e troncos, formando diversos esconderijos para demarcação de territórios e reprodução.

Reprodução: É um ciclídeo com alguma dificuldade de se reproduzir em aquário.Necessita de um aquário que simule seu ambiente natural. Após a corte, a fêmea colocará cerca de 200 ovos amarelos brilhantes, o quais logo em seguida serão fertilizados pelo macho. Os pais irão supervisionar os ovos e os alevinos e os irão proteger, e dentro de cerca de 3 dias nasceram os alevinos, os quais se alimentaram de seu saco vitelino, e entre o 7º ao 10º dia de vida, começaram nadar livremente. Após consumir o saco vitelino, devemos alimentá-los com infusórios e náupilos de artemia e gradualmente ir introduzindo rações industrializadas.

Apistogramma Cacatuoides fêmea e filhotes

Referências:
Livros pesquisados: AXEROLD, H. R.; BURGESS, W. E.; PRONE, N. ; AXEROLD, G. S. ; BORUCHOWITZ, D. E. Aquarium fishes of the world. T. F. H. Publications, 1018 p

Sites Pesquisados:
Ciclídeos americanos

Fotos:
Nature Planet
Josuel Valnei Brunelli

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke
©
Copyright 2007 ©

0 comentários: