quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Ciência

Pesquisadores descobrem quatro novas espécies de peixes.

Quatro novas espécies de peixes foram descobertas em rios afluentes do Rio Iguaçu, na região metropolitana de Curitiba. Os novos peixes foram encontrados por pesquisadores do Museu de História Natural de Curitiba. Segundo a agência de notícias da Prefeitura de Curitiba, a descoberta das novas espécies será publicada nas revistas científicas Zootaxa e Neotropical Ichthyology, da Sociedade Brasileira de Ictiologia.

Bacia do Rio Iguaçu

Num riacho afluente do Rio da Várzea, em Tijucas do Sul, região metropolitana, foi encontrado um novo tipo de lambari. A espécie recebeu o nome de Astyanax varzeae, em função da bacia hidrográfica onde foi localizada. As outras espécies são de cascudos. Um deles foi encontrado no Rio Iraí; o outro, no Rio Piraquara, em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, e o terceiro, no Rio Iguaçu, em União da Vitória, no Sudeste do estado. Uma das espécies de cascudo também foi descoberta em rios de Curitiba.

"As novas descobertas têm um significado especial também pelo local onde foram encontradas. São rios de áreas urbanas, o que significa que mesmo com toda pressão os peixes ainda preservam características originais", afirmou o pesquisador do Grupo de Pesquisas em Ictiofauna do Museu de História Natural, Vinícius Abilhoa.

Astyanax varzeae

O novo lambari pertence a um grupo chamado popularmente de "lambaris de riachos". São peixes de pequeno porte (até 15 cm), que se alimentam de pequenos frutos, sementes da mata ciliar, além de insetos que caem na água. Já os cascudos medem cerca de 10 cm de comprimento. De coloração variável, se alimentam de organismos que vivem aderidos a pedras e troncos submersos, que removem com auxílio de seus dentes raspadores. As novas espécies são exclusivas da bacia do Iguaçu.

Nascente do Rio Iguaçu


Fonte: Gazeta do povo


0 comentários: