segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Filogenia dos ciclídeos da subfamília Etroplinae

Duas novas espécies do gênero Paretroplus são descritas da bacia do rio Sófia. na Ilha de Madagascar Descrita pelo ictiólogo do Museu de História Natural dos Estados Unidos, John Sparks, as espécies foram nomeadas de Paretroplus gymnopreopercularis e Paretroplus lamenabe, sendo endêmicas da Ilha de Madagascar. As descrições fazem parte de um estudo maior nos relacionamentos filogenéticos da subfamília de ciclídeos Etroplinae (a qual pertencem o gênero indiano Etroplus e o gênero malgaxe Paretroplus) e da revisão taxonômica de Paretroplus.

Paretroplus gymnopreopercularis é distinto de seus congêneres, exceto em Paretroplus kieneri pela presença de um padrão manchado nas cores dourado-marrom e laranja-marrom, ausência de barras verticais, padrão horizontal de tiras nos flancos e a presença de um focinho que se estende dos lábios a face.

Paretroplus gymnopreopercularis

Paretroplus lamenabe é distinto de seus congêneres, exceto em Paretroplus nourissati e Paretroplus tsimoly, pela presença de duas faixas grandes marron escura a negras aba, representando a segunda ou terceira, ou terceira e quarta barras em série.
Paretroplus lamenabe é distinto de Paretroplus nourissati e Paretroplus tsimoly, por possuir um corpo mais alto 47% a 54.3% contra 38.1% a 43.5% em Paretroplus nourissati e 41.1% a 46.8% em Paretroplus tsimoly e pela presença de nadadeiras pélvicas que se estendem além da origem da nadadeira caudal nos adultos.

Seu nome vem da lingua malgaxe, onde lamena significa vermelho e be significa grande, em referência a sua coloração em vida e o tamanho dos membros deste clado.
Sua localidade tipo é a província de Majunga, na região noroeste de Madagascar, da bacia do rio Mahajamba, vivendo em águas rápidas com fundos rochosos.
Sua conservação não é avaliada pela IUCN.

Para mais informação: Sparks, J.S. Phylogeny of the cichlid subfamily Etroplinae and taxonomic revision of the Malagasy cichlid genus Paretroplus (Teleostei: Cichlidae). Bulletin of the American Museum of Natural History 314, pp. 1–151, 2008.
Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke
©
Copyright 2008 ©

0 comentários: