quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Um novo gênero e uma nova espécie de caracídeo

Amazonspinther dalmata, um novo caracídeo miniatura de igarapés dos rios Purus e Madeira, afluentes da margem direita do rio Amazonas, é descrito como um novo gênero e nova espécie da subfamília Cheirodontinae. Descrito pelos ictiólogos Cristina Bührnheim, Tiago Carvalho, Luiz Malabarba e Stanley Weitzman, o novo gênero apresenta como caracteres únicos, as manchas pretas conspícuas na base das nadadeiras dorsal, anal e caudal, o radial proximal mais anterior da nadadeira anal com uma lâmina estendida anteriormente entrando na cavidade abdominal e o pedúnculo caudal extremamente alongado.


Caracteres adicionais que diagnosticam o novo táxon dos demais gêneros da tribo Cheirodontini incluem o número reduzido de raios procorrentes caudais (7-9) e os espinhos hemais de somente uma, duas, ou às vezes três das vértebras caudais, diretamente articulados com os raios procorrentes caudais ventrais. Os resultados de uma análise filogenética suportam fortemente uma relação de proximidade entre Amazonspinther dalmata e Spintherobolus na tribo Cheirodontini com base em quinze sinapomorfias não ambíguas.

Dez destes caractéres foram previamente propostos como sinapomorfias exclusivas de Spintherobolus, mas agora são reconhecidos também em Amazonspinther, como o padrão de distribuição de neuromastos expostos na cabeça, o segundo pseudotímpano anterior à primeira costela pleural e o coracóide aproximadamente discóide.

Etimologia do gênero: Amazon, em referência à bacia Amazônica, e spinther uma palavra masculina de origem grega, que significa faíscas, fogo, em referência ao gênero estreitamente relacionado Spintherobolus e à aparência dos neuromastos amarelos da cabeça, igualmente observados em Spintherobolus.

Etimologia da espécie: dalmata, da alusão ao padrão da cor da pele dos cães da raça Dalmatian que se assemelha à cor de Amazonspinther dalmata. A origem desta palavra é ligada à região da Dalmácia, atualmente na Croacia, onde a raça do cão foi possivelmente desenvolvida. Um substantivo na justaposição.

Nota ecológica: No holotipo de Amazonspinther dalmata foram coletadas com várias espécies caracídeos, como Axelrodia lindeae, Iguanodectes spp., Microschemobrycon geisleri, Tyttocharax madeirae, Gnathocharax steindachneri, Phenacogaster beni, Hemigrammus sp., Knodus sp., and with the crenuchids Odontocharacidium aphanes, Elachocharax pulcher, Ammocryptocharax elegans, and Microcharacidium sp. A localidade tipo (rio Madeira) é caracterizada por substrato de lama, leve correteza e água túrbida. Existe abundante vegetação marginal, ae a profundidade máxima é de 1.3 m. Nos afluentes do rio Purus, possuia correteza perceptível, vegetação submersa, água límpida e substrato arenoso com faixas de lama com profundide máxima de 1 m. Também possuia abundante vegetação marginal.

Uma discussão a respeito da posição filogenética do fóssil †Megacheirodon, proximamente relacionado a Spintherobolus e Amazonspinther, também é fornecida. Caracteres convergentes entre Amazonspinther e o caracídeo Priocharax são discutidos com relação à miniaturização. Implicações biogeográficas da diversificação das linhagens Amazonspinther, Spintherobolus e Megacheirodon são discutidas.

Para saber mais:
Bührnheim, C.M.; Carvalho, T.P., Malabarba, L.R.; Weitzman, S. H. A new genus and species of characid fish from the Amazon basin - the recognition of a relictual lineage of characid fishes (Ostariophysi: Cheirodontinae: Cheirodontini) Neotropical ichthyology v.6 n.4, pp 663-678.

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke
©
Copyright 2009 ©

2 comentários:

Daniela Lima disse...

Ele vive em água turva, mas nao tem os barbilhões bem desenvolvidos, somente a linha lateral basta p ele???

NaturePlanet disse...

A família Characidae não apresenta barbilhões, assim como os indivíduos da ordem Siluriformes e Cypriniformes.
No caso, este novo gênero, segundo o artigo, apresenta linha lateral reduzida com 4 a 5 escamas perfuradas (escamas perfuradas =percepção) e neuromastos expostos na cabeça, ou seja, orgãos mecanoreceptores responsáveis pela captação de estímulos vibratórios na água.
Os peixes da subfamilia Cheirodontinae são reconhecidos pela presença de uma abertura triangular na musculatura que cobre a porção anterior da bexiga natatoria, conhecido com pseudotimpano. Tal redução possivelmente ajuda na transmissão do som do ambiente para a parede da bexiga natatoria e desta para o ouvido interno atraves do parelho de Weber.

Espero ter respondido...