sexta-feira, 8 de julho de 2011

Nova espécie de Rivulus

Uma nova espécie de Rivulus é descrita da região norte do Brasil. Nomeada de Rivulus albae, a espécie é membro do subgênero Melanorivulus e se distingue das demais espécies deste clado por possuir barras marrons oblíquas no flanco, freqüentemente em forma de divisa com o vértice posterior. Difere de Rivulus decoratus por ter menos escamas em séries laterais, mais raios branquiostegal e mais raios na nadadeira anal.

Rivulus albae

Etimologia. Nomeado em homenagem a Alba Garcia, a filha do segundo autor.

Nome popular. Conhecido como Rivulus spec. “Savanne” segundo Hessfeld & Bitter 1998

Distribuição. Rivulus albae é conhecido de poucas localidades pertencentes ao Lago Comprido e o rio Tartaruga Grande (Estado do Amapá, nordeste Brasil) a uma altitude média de 50 metros acima do nível do mar.

Rivulus albae recém coletado

Notas do hábitat. Rivulus albae foi coletado em áreas de transição entre cerrado e florestas próximos a corpos d'água de grande porte cristalinos, lagos e lagoas com densa vegetação subaquática.
Na localidade-tipo a temperatura da água foi de cerca de 38 ° C às 12:00 am. A águas apresentava pH levemente ácido (entre pH 6 e 6,5), com uma condutividade muito baixa (cerca de 30 microsiemens / cm). Uma espécie Fluviphylax foi coletada juntamente com R. albae em todos os locais de coleta. Associado a isto, em algumas localidades foram encontradas Copella arnoldi, Hoplias malabaricus, e espécies de Nannostomus.

Localidade tipo

 Para saber mais:
Stefano Valdesalici, José Ramón García Gil and Dalton Tavares Bressane Nielsen. Rivulus albae, a new species of killifish (Teleostei: Cyprinodontiformes: Rivulidae) from northeastern Brazil. Vertebrate Zoology 61 (1) 2011.

0 comentários: