Uma nova espécie do gênero Rivulus é descrita da bacia do Rio Negro na Venezuela. Rivulus staecki, pertencente ao subgênero Owiyeye, é descrito do alto rio Negro, no sul da Venezuela (estado Amazonas), próxima ao Brasil. Se diferencia das espécies do subgênero por uma combinação única de dos seguintes caracteres: Nadadeira caudal truncada, nadadeira pélvicas alargadas nos machos, presença de ocelo na região superior do pedúnculo caudal em ambos os sexos (normalmente encontrado apenas nas fêmeas do gênero Rivulus) e de 35 a 38 escamas na série longitudinal.
Rivulus staecki - macho
Etimologia. Em homenagem a Wolfang Staeck (Berlim, Alemanha), ex-presidente da Deutsche Cichliden-Gesellschaft, colecionador da espécie-tipo e pelas contribuições a taxonomia das famílias Rivulidae e Cichlidae.
Distribuição e habitat. Conhecidos apenas na localidade tipo, uma lagoa na bacia do Rio Negro, a cerca de 20 km ao sul de San Carlos de Rio Negro na aldeia Darigua (Amazonas, Venezuela). A água da lagoa era clara de coloração castanha (chá), mole e com pH muito ácido (pH 4,4). A temperatura foi de 25,4 ° C e sua condutividade elétrica <10 mS / cm.
Rivulus staecki - fêmea
Para saber mais.
Ingo Schindler and Stefano Valdesalici. Rivulus staecki, a new killifish (Teleostei: Cyprinodontiformes: Rivulidae) from the upper Rio Negro drainage in southern Venezuela. Vertebrate Zoology 61 (1) 2011.
0 comentários:
Postar um comentário