Uma nova espécie de Crenicichla é descritas do Rio Papagaio e seus afluentes, pelos ictiólogos Henrique Varella, Sven Kullander e Flavio Lima. Crenicichla chicha é distinta de todas as outras espécies de Crenicichla pela combinação de dois estados de caracteres: ossos infraorbitais 3 e 4 co-ossificados (vs. separados) e 66-75 escamas na série imediatamente superior àquela que contém a linha lateral posterior (série E1). A espécie compartilha o pré-opérculo liso, a co-ossificação dos infraorbitais 3-4 e aspectos do colorido com Crenicichla hemera do rio Aripuanã, bacia do rio Madeira. Difere de C. hemera por possuir mais escamas na série E1 (66-75 vs. 58-65) e uma listra suborbital preta e estreita, bem evidente, percorrendo obliquamente desde o infraorbital 3 até amargem do pré-opérculo vs. uma mancha suborbital arredondada e fraca situada nos infraorbitais 3-4. O exame da série típica e de material adicional proveniente do rio Aripuanã confirma que C. guentheri Ploeg, 1991 é um sinônimo júnior de C. hemera Kullander, 1990.
Crenicichla chicha - macho adulto
Coloração em vida.
Exemplar jovem.
Porção dorsal da cabeça e do corpo amarelo-esverdeado, região ventral da cabeça e abdominal pálida. Preorbital, pós-orbital e faixa lateral cinza escuro, se estendendo além do pedúnculo caudal. Faixa suborbital marrom. Barras verticais no flanco cinzenta. Pequenas manchas laranja espalhados no flanco. Nadadeiras dorsal, anal e caudal com margem vermelha e pequenos pontos avermelhada. Pedúnculo caudal evidente com um ocelo branco.
Exemplar macho adulto.
Cabeça, nuca, base da nadadeira peitoral, e dorso até o decimo quinto espinho verde limão. Lados do corpo cinza-azulado; preorbital, faixa lateral, pós-orbital lateral, e barra vertical do flanco cinza escuro, menos evidentes do que nos espécimes jovens. Irregulares, estreitas e onduladas listras verticais laranjas , formado por pigmentação concentrada sobre as margens das escamas, distribuídos no flanco e no pedúnculo caudal, e mais concentrados no pedúnculo caudal. Nadadeira peitoral verde limão.
Espinho pélvico e os três raios anteriores amarelados e o restante da nadadeira pélvica hialina. Raios da nadadeira dorsal vermelhos e membrans inter radiais avermelhadas. Porção distal da nadadeira anal amarelada, cinza azulado na porção basal, com linhas vermelhas na base. Nadadeira caudal vermelha, exceto nos raios medianos da nadadeira caudal, que possuem uma área lanceolada escura.
Crenicichla chicha - exemplar jovem
Distribuição
Crenicichla chicha é conhecida do Rio Papagaio e seus afluentes, bacia do Rio Juruena um dos maiores formandores da bacia do Rio Tapajós no estado do Mato Grosso. A nova espécie foi coletada tanto acima quanto abaixo da Cachoeira do Utiariti, a maior a major (cerca de 90 metros de altura) cachoeira do rio Papagaio.
Mapa de distribuição de Crenicichla chicha
Etimologia
A nova espécie é chamada Crenicichla chicha em homenagem ao Paresi (ou Haliti), um dos grupos indígenas que vivem no planalto do estado do Mato Grosso, na região da bacia do alto Rio Juruena. O epíteto refere-se a "chicha", festividade dessas pessoas, que se encontram para beber "olóniti", uma bebida feita com tapioca assada (amido de mandioca) de mandioca brava (mandioca amarga), dança e canto dos seus mitos. Hoje em dia, essas celebrações ocorrem principalmente quando se conclui os ritos de passagem individual - nomeação de crianças e meninas em puberdade, ou dentro de um ritual calendário, como o primeiro tempo de colheita da cultura de mandioca. Tratada como um substantivo em aposição.
Notas ecológicas
A água do rio Papagaio é transparente e corre sobre um leito predominantemente rochoso, com correnteza, e inúmeras corredeiras. Um dos autores (FCTL) observaram (durante o mergulho) espécimes de Crenicichla chicha no Rio Papagaio, principalmente em remansos, ou atrás de grandes blocos onde a corrente de água era relativamente fraca. Crenicichla chicha também foi observada e coletada em tributários menores, tais como o ribeirão Vinte e Cinco de Maio (que tem um pouco águas turvas e um fundo predominantemente arenoso / lama). Como outras espécies de Crenicichla, C. chicha é curiosa, se aproximando dos mergulhadores, e facilmente coletadas com uma rede de mão. Crenicichla chicha é a única espécie do gênero que ocorre acima da Cachoeira Utiariti, e abaixo desta cachoeira, ocorre com sintopicamente com uma espécie não descrita do grupo C. saxatilis.
Para saber mais:
Crenicichla chicha, a new species of pike cichlid (Teleostei: Cichlidae) from the rio Papagaio, upper rio Tapajós basin, Mato Grosso, Brazil Henrique R. Varella, Sven O. Kullander & Flávio C. T. Lima
Adaptado e traduzido
Ricardo Britzke © Copyright 2012 ©
Adaptado e traduzido
Ricardo Britzke © Copyright 2012 ©
0 comentários:
Postar um comentário