quarta-feira, 18 de julho de 2012

Nova espécie de Apistogramma

Uma nova espécie de Apistogramma é descrita pelos ictiólogos Uwe Romer e colaboradores na bacia do Rio Nanay no Peru. Apistogramma allpahuayo se distingue de outras espécies do gênero pela combinação de uma marca negra em forma de W na mandíbula inferior, e os machos adultos apresentam nadadeira caudal em forma de lira, mandíbulas fortes e lábios hipertrofiados de cor laranja, pedúnculo caudal arredondado e claramente separado das listras laterais que terminam com a linha vertical 7, nadadeira dorsal dentada com a primeira membrana bem evidente, e proporções dos espinhos dorsais que diferem das condições do gênero. Acreditamos que Apistogramma allpahuayo é um representante do complexo  Apistogramma cacatuoides dentro da linhagem A. cacatuoides.

 Apistogramma allpahuayo sp. n.

Nome popular.
Apistogramma allpahuayo sp. nov. é conhecida na literatura aquarista como Apistogramma “Schwarzkinn/black-chin” e Apistogramma “Pucallpa”
  
 Comparação entre A. allpahuayo e A. cacatuoides, respectivamente

Relações sistemáticas.  
Apistogramma allpahuayo sp. n. é aparentemente um membro da linhagem Apistogramma cacatuoides e intimamente relacionado com Apistogramma cacatuoides. Em particular, as semelhanças na forma do corpo e nadadeiras, e a coloração do corpo e nadadeiras, não deixam dúvida de que este taxon deve ser considerado como uma espécie irmã de Apistogramma cacatuoides da mesma região do Peru. 

Padrão de linhas abdominais nos machos de Apistogramma allpahuayo
sp. n. e A. cacatuoides, respctivamente

Distribuição e Ecologia. 
A localidade tipo de Apistogramma Allpahuayo sp. n., é um pequeno igarapé dentro da ReservaNacional Allpahuayo Mishana, que está situada a 25 km a sudoeste de Iquitos. De acordo com nossos estudos, a distribuição da espécie é restrita principalmente para pequenos rios e riachos a oeste da estrada de Iquitos para Nauta e dentro dos limites da reserva natural. A espécie habita normalmente pequenos. Com base no conhecimento atual da espécie, a mesma parece ser endemica da bacia do Rio Nanay.

 Localidade tipo de A. allpahuayo

Etimologia.
O nome da espécie Allpahuayo é um substantivo em aposição e refere-se a localidade tipo. O holótipo e a maior parte dos parátipos foram coletados em um pequeno igarapé dentro da Reserva Nacional Allpahuayo Mishana. Esta reserva está situada entre os km 23 a 31,5 da estrada Iquitos-Natua e abrange uma área de 58.000 ha.

 Fêmea de Apistogramma allpahuayo


Para saber mais:
U. Römer, J. Beninde, F. Dup onchelle, A. Vela Díaz, H. Ortega, I. Hahn, D.P. Soares, C.D. Cachay, C.R.G. Dávila, S.S. Cornejo & J.-F. Renno.  Description of Apistogramma allpahuayo sp. n., a new dwarf cichlid species (Teleostei: Perciformes: Geophaginae) from in and around the Reserva Nacional Allpahuayo Mishana, Loreto, Peru. Vertebrate Zoology, 62 (2) 2012, 189 – 212.]


Adaptado e traduzido  
 Ricardo Britzke © Copyright 2012 ©

0 comentários: