domingo, 10 de agosto de 2008

Nova espécie de Hyphessobrycon

Nova espécie de Hyphessobrycon

Uma nova espécie do gênero
Hyphessobrycon é descrita dos afluentes do rio Portuguesa, bacia do rio Orinoco, Venezuela.




Nomeada pelos ictiólogos brasileiros Ricardo Benine e Guilherme Lopes de Hyphessobrycon otrynus, a nova espécie apresenta como características marcantes, dois grandes ganchos ósseos curvos na nadadeira anal em machos adultos, uma listra escura que estende ao longo do septo horizontal, sendo mais intensa após o opérculo até o iníco da nadadeira anal, possuindo 19-21 raios na nadadeira anal que se irradia em "V" e 8 raios na nadadeira dorsal. Sua coloração em alcool é pálida, provavelmente sendo amarelada quando em vida.


FIGURE 2. Rio Portuguesa, Venezuela

Esta espécie é distinta dos congêneres restantes, com exceção de Hyphessobrycon diancistrus, que compartilha somente a presença dos dois grandes ganchos ósseos na nadadeira anal, presentes nos machos adultos dessa espécie também.
Otrynus, termo de origem grega que significa esporas ou ganchos, em referência aos dois grandes ganchos em forma de anzol na nadadeira anal.



Para saber mais:
Benine, R.C.; Lopes, G.A.M. A new species of Hyphessobrycon (Characiformes: Characidae) from rio Portuguesa, rio Orinoco basin, Venezuela. Zootaxa 1747, pp. 61-68.

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke
©
Copyright 2008 ©

2 comentários:

|Renata_Emy| disse...

Oi meu querido!

Muito obrigada!

Beijo

Osc@r Luiz disse...

Meu amigo,

Mais uma vez muito obrigado! As palavras estão ficando escassas para agradecer a tanta gentileza.
Se quiser conhecer o "Meu Álbum de Família" que eu citei anteriormente, o link é esse: http://oscar-vg-album.blogspot.com/
Ele deveria ser apenas uma página do ByOL, mas como o blogger não disponibiliza páginas para um mesmo blog, acabei tendo que fazê-lo um blog independente para abrigar as coisas que tem lá...
Um abraço, Ricardo!
Valeu!