terça-feira, 26 de agosto de 2008

Nova espécie de Dicrossus

Uma nova espécie do gênero Dicrossus é descrita da drenagem do rio Atabapo, bacia do rio Orinoco. Descrita pelos ictiólogos do Museu de Dresden (Alemanha), esta espécie foi nomeada de Dicrossus gladicauda, sendo distintas das demais espécies do gênero pela forma assimétrica da nadadeira caudal e pela presença de raios filamentosos D3 e D4 na nadadeira caudal em machos adultos.

Dicrossus gladicauda é similar a Dicrossus filamentosus, que possui a nadadeira caudal em forma de lira, enquanto a espécie nova apresenta apenas um filamento na região dorsal da nadadeira caudal. Dicrossus gladicauda é distinto de Dicrossus maculatus, pela forma das nadadeiras caudal dos machos adultos e pelas forma das manchas escuras nas laterias do corpo.


Gladicauda deriva do latim, gladi = grande e cauda = nadadeira, substantivo que se refere ao filamento do lóbulo dorsal da nadadeira caudal de machos adultos.
A localidade tipo da espécie é Caño Jigua, em um tributário a sudoeste do baixo rio Atabapo em São Fernando de Atapabo. Tal espécie entretanto, tem sido exportada para fins aquarísticos do rio Reina, um pequeno afluente do rio Tomo, tributário ocidental do rio Orinoco.


Seu habitat parece ser restringido as aguas negras, com pH ácido em torno de 4.4 e temperatura de cerca de 24.4 °C, sendo encontrado principalmente em zonas pouco profundas entre 10 e 50 cm, próximos as folhas e raízes de plantas aquáticas ou vegetação terrestre submersa. Nesses hábitas, também é possível encontrar pequenos caracídeos associados, como Hemigrammus bleheri, Hyphessobrycon stictus, Nannostomus eques, Paracheirodon axelrodi, Copella meinkeni e Apistogramma uaupesi.


Para mais informação, veja o artigo original:
Schindler, I. & Staeck, W. "Dicrossus gladicauda sp. n. – a new species of crenicarine dwarf cichlids (Teleostei: Perciformes: Cichlidae) from Colombia, South-America"; Vertebrate Zoology; 58 (1) 2008 pp. 67-73, 2008.

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke
©
Copyright 2008 ©

1 comentários:

criativa e poderosa disse...

Oie, gostei do seu blog, eu posso adicionar o seu blog tb no meu blog.