quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Aniversário 2 anos + Nova espécie de Hemigrammus

Mais uma ano se passou, e o NATURE PLANET entra em seu 2º aniversário.
Tentando seguir seu propósito, de apresentar assuntos a nível cienífico, além de questões que envolvam o meio ambiente e aquarismo, de uma forma prática e dinâmica aos leitores, o NATURE PLANET vem conquistando seu lugar, contando com um público de mais de 19.000 leitores, envolvendo até o momento 94 países.
Agradeço a todos os amigos da blogosfera que fiz até o momento e a todos os leitores pelos comentários e sugestões!!

Hoje o NATURE PLANET é o que é graças a todos vocês leitores, por isso sou muito grato a todos!!!


Papers: Aquapress

Para festejar esse segundo ano, apresentamos a descrição de uma nova espécie do gênero Hemigrammus (Gill, 1958).

Uma nova espécie de Hemigrammus do alto rio Tapajós.
Uma nova espécie do gênero Hemigrammus é descrita do rio Juruena, bacia do rio Tapajós no estado do Mato Grosso. Descrita pelos ictiólogos Heraldo Britski e Flávio Lima, esta foi nomeada de Hemigrammus silimoni, sendo endêmica da bacia do alto Tapajós.
A nova espécie é distinta de seus congêneres por apresentar uma mancha elipsóide similar a um ocelo no lobo superior da nadadeira caudal, uma característica autapomórfica que a distingue de todas as demais espécies do gênero e mesmo de outras espécies de Characidae.
Hemigrammus silimoni apresenta cinco dentes na fileira interna do prémaxilar, uma linha lateral incompleta e a nadadeira caudal com escamas em sua base, uma combinação diagnostica de Hemigrammus (Eigenmann, 1918; Géry, 1977).


Géry (1977), subdividiu a espécie Hemigrammus em cinco grupos. Dentro desta estrutura, Hemigrammus silimoni entraria no grupo "a" das ''espécie sem marcas negras no pedúnculo umeral" (sem manchas no pedúnculo, faltando o pedúnculo umeral e/ou na nadadeira dorsal). Considerando aqueles grupos, o gênero Hemigrammus, com certeza não representa entidades monofiléticas. A nadadeira caudal assimétrica e colorida, com pigmentação negra é restringido ao lóbulo da nadadeira dorsal ou ventral, característica relativamente rara dentro de Characidae. A pigmentação negra é restringida em alguns casos ao lóbulo ventral da nadadeira caudal (Hemigrammus hyanuary, Thayeria spp.) ou mais frequentemente ao lóbulo dorsal (Brycon melanopterus, Triportheus pictus, a maioria de espécie de Bryconops, Astyanax metae, e as espécies do complexo Moenkhausia lepidura).

Na localidade tipo da espécie, o rio Juruena possui aproximadamente 2 metros de profundidade, com águas rápidas e cristalinas, possuindo fundo composto por rochas e areia. A vegetação de borda era composta principalmente por gramíneas, intercaladas por mata de galeria.
Nos espécimes coletados foram encontrados em seus intestinos matéria de origem vegetal e principalmente algas.
Silimoni se refere a Keve Z. Silimon, em reconhecimento aos seus esforços longos e contínuos em documentar a ictiofauna do Mato Grosso.

Para mais informação: Britski, HA;Lima, FCT. A new species of Hemigrammus from the upper Rio Tapajós basin in Brazil (Teleostei: Characiformes: Characidae). Copeia, 2008, pp. 565–569, 2008.

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke
©
Copyright 2008 ©

4 comentários:

Cocoscuba disse...

Feliz cumpleaños por tu blog.

Saludos

Happy birthday to you by your blog. Greetings

Programas y Utilerias

http://www.buscate.com.mx

Osc@r Luiz disse...

Me lembrei que o Nature Planet aniversariava muito próximo ao By Osc@r Luiz, que aniversariou na segunda-feira.
Então vim deixar o meu forte abraço, e o desejo de muitos anos de sucesso ao blog e felicidade ao seu gestor.
Grande abraço, meu amigo.
Estamos aguardando você por aqui no evento de 2009!

|Renata_Emy| disse...

Oi Ricardo!
Soh festa esta semana hein?!?
E soh amigos especiais! =D
Parabéns por mais um ano de blog!
Que continue sempre assim!
Sucesso sempre!
Bjs

PS: Ano que vem vamos nos conhecer! Cool! \\o

beto disse...

fantástico seu blog!Artigos muito interessantes! Parabéns!