Semana Apistogramma no Nature Planet.
Nome popular: Apistograma Trifasciata
Nome científico: Apistogramma trifasciata
Aquário mínimo: 50 l
Habitat original: América do Sul Região: Bacia do rio Amazonas, na drenagem do Guaporé no Brasil; Bacia do Rio Paraná, na drenagem do Rio Paraguai no Brasil e Paraguai, e na drenagem de Rio Paraná média na Argentina
Família: Ciclídeos
pH: min: 5,5 max :7,2
Temperatura: min: 24ºC max: 28ºC
GH: min: 10 max: 20
Tamanho máximo: 7 cm machos e 5 cm fêmeas
Manutenção: Média
Agressividade: Mínima
Alimentação: Flocos, bits, alimentos vivos em geral.Coloração
Possue três faixas horizontais, sendo as mesmas responsáveis pelo seu nome. A primeira vai da cabeça até o final da nadadeira dorsal; a segunda é a faixa típica deste gênero, tendo sua origem na boca e indo até a base da nadadeira caudal; e a terceira faixa fica no abdomem.
O dimorfismo sexual é bem característico, os machos são maiores em tamanho, com uma coloração azulada e apresentam os 5 primeiros raios da nadadeira dorsal maiores. As fêmeas também apresentam as três faixas características da espécie e seguem o mesmo padrão de coloração do gênero, são amareladas.
Reprodução
É a espécie que menos ovos põem. A fêmea se encarrega de escolher o local de postura e passa a limpa-lo constantemente. E o macho se encarrega da proteção, espantando qualquer intruso do local. Após a postura, o nascimento dos alevinos ocorre entre 36 a 96 horas, dependendo da temperatura da água. A alimentação dos alevinos pode ser ministrada com infusorios e naupilos de artemia.
Referências:
Livros pesquisados: AXEROLD, H. R.; BURGESS, W. E.; PRONE, N. ; AXEROLD, G. S. ; BORUCHOWITZ, D. E. Aquarium fishes of the world. T. F. H. Publications, 1018 pSites Pesquisados:
Fish Base
Fotos:
Nature Planet
Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke
© Copyright 2007 ©
0 comentários:
Postar um comentário