terça-feira, 2 de outubro de 2007

Apistogrammma trifasciata

Semana Apistogramma no Nature Planet.

Apistogramma trifasciata macho

Nome popular: Apistograma Trifasciata


Nome científico: Apistogramma trifasciata

Aquário mínimo: 50 l

Habitat original: América do Sul Região: Bacia do rio Amazonas, na drenagem do Guaporé no Brasil; Bacia do Rio Paraná, na drenagem do Rio Paraguai no Brasil e Paraguai, e na drenagem de Rio Paraná média na Argentina

Família: Ciclídeos

pH: min: 5,5 max :7,2

Temperatura: min: 24ºC max: 28ºC

GH: min: 10 max: 20

Tamanho máximo: 7 cm machos e 5 cm fêmeas

Manutenção: Média

Agressividade: Mínima

Alimentação: Flocos, bits, alimentos vivos em geral.


Apistogramma trifasciata macho

Coloração
Possue três faixas horizontais, sendo as mesmas responsáveis pelo seu nome. A primeira vai da cabeça até o final da nadadeira dorsal; a segunda é a faixa típica deste gênero, tendo sua origem na boca e indo até a base da nadadeira caudal; e a terceira faixa fica no abdomem.
O dimorfismo sexual é bem característico, os machos são maiores em tamanho, com uma coloração azulada e apresentam os 5 primeiros raios da nadadeira dorsal maiores. As fêmeas também apresentam as três faixas características da espécie e seguem o mesmo padrão de coloração do gênero, são amareladas.


Reprodução
É a espécie que menos ovos põem. A fêmea se encarrega de escolher o local de postura e passa a limpa-lo constantemente. E o macho se encarrega da proteção, espantando qualquer intruso do local. Após a postura, o nascimento dos alevinos ocorre entre 36 a 96 horas, dependendo da temperatura da água. A alimentação dos alevinos pode ser ministrada com infusorios e naupilos de artemia.


Referências:
Livros pesquisados: AXEROLD, H. R.; BURGESS, W. E.; PRONE, N. ; AXEROLD, G. S. ; BORUCHOWITZ, D. E. Aquarium fishes of the world. T. F. H. Publications, 1018 p

Sites Pesquisados:
Fish Base

Fotos:
Nature Planet

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke
©
Copyright 2007 ©

0 comentários: