domingo, 11 de novembro de 2007

A Saga dos Piabeiros!

O dia-a-dia de dificuldades sofridas pelos pescadores de peixe ornamentais são retratados pelo documentário A Saga do Piabeiro, de José Guedes, representante do Amazonas na terceira edição do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro (DOCTV).

Os piabeiros precisam capturar cerca de mil cardinais para lucrarem até R$ 12. Quando os animais são passados aos atravessadores das grandes cidades, eles são vendidos, cada um, praticamente pelo mesmo preço do milheiro, cerca de R$ 10. O documentário esta dividido em seis partes no YouTube, segue links abaixo:






Fotos:
AIPA
Atlas D. Pez

3 comentários:

Anônimo disse...

caramba...tanto trabalho pra receber tão pouco... e quais os impactos dessa pesca no ambiente?
de milheiro em milheiro os comerciantes enchem os bolsos.

Erika disse...

que boniticos os peixicos... lembro-me qdo eu ia pra beira do rio, pescar com meu avô.. eram outros tempos, em que o homem não queria destruir, mas viver em hamonia.

beijo

www.oncoto.erikamurari.com.br

Menina Nina disse...

ah, eu tenho uma pena dos peixes...
deveram deixar eles no rio.... sim, eles são lindos em aquários, mas, deve ser tão apertados para eles...