Apistogramma barlowi sp. n. é descrita baseada em um total de 32 espécies de pequenos tributários do rio Ampiyacu, próximo a vila de El Pozo no Peru (71º 55' W e 03º 10' S).
Descrita pelos ictiólogos alemães Uwe Römer e Ingo Hahn, a espécie é um membro do complexo Apistogramma cacatuoides, sendo diferenciado de outras espécies por possuir a cabeça e a mandíbula relativamente grandes, a nadadeira caudal em forma de lira nos machos, que é dividida horizontalmente em duas zonas coloridas (lóbulo inferior amarelo e o lóbulo superior azulado), o início da nadadeira dorsal dos machos são prolongadas e a fêmea possui uma faixa distinta no corpo, iniciando atrás do opérculo e indo em direção as nadadeiras pélvicas.
O nome Barlowi, é em honra ao biólogo George Barlow, um notável ictiólogo da ultima década.
De acordo com os autores, a nova espécie parece ser limitado aos igarapés, tendo preferência por águas cristalinas e levemente ácidas à neutra, com uma temperatura perto de 29°C. As fêmeas mantém suas larvas protegidas na boca até as mesmas começarem a nadar livremente e os machos demonstram comportamento ameaçador a invasores.
Para saber mais sobre a espécie, consulte em:
Römer, U and I Hahn Apistogramma barlowi sp. n.: description of a new facultative mouth-breeding cichlid species (Teleostei: Perciformes: Geophaginae) from northern Peru. Vertebrate Zoology 58, pp. 49–66, 2008.
Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke
© Copyright 2008 ©
0 comentários:
Postar um comentário