segunda-feira, 1 de junho de 2009

Nova espécie de peixe na Bacia do rio Jequitinhonha


Biólogos da CEMIG descobriram na bacia do rio Jequitinhonha, em Minas Gerais, uma nova espécie de peixe. O animal é um tipo de piau descoberto no córrego Vacaria, no município de Padre Carvalho. A descoberta é fruto do monitoramento realizado pela equipe de ictiofauna como parte das ações ambientais da usina.
O piau (gênero Leporinus) tem pequeno porte, cerca de 10 cm, e possui como característica marcante a presença de bolas escuras grandes e médias distribuídas ao longo do corpo.



Leporinus sp.

O trabalho da equipe de peixes, desenvolvido sob a coordenação do Programa Peixe Vivo da Cemig, acontece na área do reservatório da usina. As ações buscam monitorar o reservatório e seu entorno e descobrir áreas de reprodução dos peixes antes e depois da barragem e nos principais afluentes do Jequitinhonha.

As atividades de estudo de peixes são desenvolvidas no rio Jequitinhonha desde a localidade de Terra Branca, no município de Bocaiúva, acima do reservatório. Ocorre também em áreas do reservatório, como Malhada, em José Gonçalves de Minas, e em cursos d’ água que deságuam ainda em localidades como o córrego Vacaria e a próximo à comunidade do Jatobá, em Coronel Murta.
De acordo com o biólogo Francisco Andrade Neto as campanhas realizadas na região vai compor um banco de dados importante. – Com ele, poderemos identificar os locais de ocorrência dos peixes, sua dieta, hábitos reprodutivos e a variedade existente. Tudo isso facilitará a identificação da densidade de peixes e a definição de medidas de preservação, acredita.





ESPÉCIE
Segundo Francisco Andrade, o piau encontrado agora provavelmente tem distribuição restrita. – Nas seis vezes em que nós capturamos esse peixe, foi sempre na mesma região do Vacaria, no município do Padre Carvalho, salienta. No entanto, o biólogo ressalta a importância da descoberta, uma vez que a ictiofauna nativa ainda é pouco estudada.
No rio Jequitinhonha ocorre 35 espécies de peixes descritas, entre ele o gênero “leporinus”, que inclui o piau encontrado. Há quatro grupos de piau conhecidos. Nesses grupos, existem seis espécies restritas à bacia Amazônica e rio Orenoco e outra é endêmica da Bacia do São Francisco. A descoberta será confirmada cientificamente, trabalho que vem sendo feito por pesquisadores da Fundação Biodiversitas.



Fonte: O Norte de Minas

1 comentários:

Xingu News disse...

Sou de Sao Felix do Xingu-Pa, e aqui esses dias pesquei um piau dessa especie, dae resolvi procurar pela net sobre essa.