terça-feira, 30 de junho de 2009

Uma nova espécie de Hemigrammus

Uma nova espécie do gênero Hemigrammus é descrita de afluentes do igarapé Juruti Grande e do rio Arapiuns, baixo rio Amazonas, Estado do Pará, Brasil. Descrita pelos ictiólogos Flávio Lima, Wolmar Wosiaki e Cristiane Ramos como Hemigrammus arua, a nova espécie pode ser facilmente diagnosticada de todos seus congêneres, exceto H. stictus (Durbin), por possuir uma única, grande mancha umeral que se estende da quinta ou sexta escamas à margem posterior da oitava à décima escama da linha lateral. Ela pode ser distinguida de H. stictus por possuir uma extensão da mancha umeral pronunciada e anteriormente orientada, o que lhe confere uma forma de vírgula invertida e por possuir um padrão de colorido distinto em vida.


Coloração em vida: Corpo com coloração marrom da cor de terra. Área opercular, ossos faciais e área abdominal dourada esverdeada brilhante até a base da nadadeira peitoral. Área ventral abaixo da base da nadadeira peitoral prateada. Nadadeiras dorsais, adiposas, caudais, e anais de coloração alaranjado-avermelhadas intenso. Nadadeiras pélvicas amareladas e nadadeiras peitorais translúcidas.


Dimorfismo sexual: Não detectado. Ganchos ósseos na nadadeira anal e pélvicas nos machos maduros não foram encontrados, uma das características mais comuns entre os caracídeos.

Distribuição geográfica: Encontrado no alto rio Arapiuns (rio Branco e rio Aruã), bacia do rio Tapajós


Notas ecológicas: Os espécimes de Hemigrammus arua foram coletados em áreas marginais rasas, com abundantes macrófitas aquáticas, emergentes e não emergentes. Foram encontrados no intestino dos mesmos, larvas de inseto (formas aquáticas e terrestres), insetos e vegetal.

Etimologia. Arua faz alusão a localidade tipo do espécime, um substantivo na justaposição.


Para saber mais: LIMA, F. C. T. ; WOSIACKI, W. B. ; RAMOS, C. Hemigrammus arua, a new species of characid (Characiformes: Characidae) from the lower Amazon basin, Brazil. Neotropical Ichthyology, v. 7, p. 153-160, 2009.

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke © Copyright 2009 ©


0 comentários: