Mais de mil peixes ornamentais foram apreendidos na última quinta-feira (24) no aeroporto de Santarém (PA) por fiscais do Ibama.
A documentação para o transporte dos peixes não foi apresentada, nem há informações sobre a sua origem. Algumas espécies apreendidas estão ameaçadas de extinção, como o acari-zebra (Hypancistrus zebra), endêmico na bacia do Xingu, cuja comercialização é proibida. O responsável pela carga ilegal foi notificado e será autuado tão logo os peixes sejam contados e todas as espécies identificadas, o que é imprescindível para o cálculo do valor da multa.
Os peixes estavam acondicionados em mais de 50 isopores que seriam embarcados para São Paulo. Devido às condições inadequadas de transporte, a impossibilidade de devolução dos animais ao seu hábitat em tempo hábil e todos os procedimentos de análise técnica para a soltura, vários dos animais morreram e serão incorporados a coleções zoológicas de institutos de educação e científicos, para serem utilizados em educação ambiental e pesquisa.
2 comentários:
tem um selo pra vc no meu blog... :D
abraços amigo...
t+
Oiê meu querido!
Vim avisar que tem prêmio p/ vc em meu blog!
Passa lá! ;D
Bjs
Postar um comentário